LAMPIÃO DA ESQUINA estréia nas salas de cinema de capitais brasileiras
Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016
Receba Notícias
em seu e-mail:
_cartaz-lampiao-referencia

Depois da estréia no prestigiado festival É Tudo Verdade, em abril deste ano, o documentário Lampião da Esquina, dirigido por Lívia Perez e coproduzido pela Doctela e Canal Brasil chega às salas de cinemas de algumas capitais do país.

Em agosto o filme entrou em cartaz em São Paulo no CINESESC e seguindo para Goiânia, Porto Alegre e Belém com algumas exibições esporádicas em cineclubes e eventos especiais como no Cineclube Laerte em Niterói e no Cine Cauim em Ribeirão Preto.

Em novembro o filme também participou da competitiva do 24º Festival MIX Brasil de Diversidade quando recebeu menção honrosa pelo resgate histórico que propõe da cultura queer brasileira.

O filme mostra o surgimento do movimento homossexual no país durante os anos 1970 e 1980 através do jornal “Lampião” que foi criado por jornalistas e intelectuais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com a participação do dramaturgo Aguinaldo Silva, do escritor João Silvério Trevisan, do poeta Glauco Macoso, do produtor cultural Celso Curi, do antropólogo Petr Fry o documentário conta como um grupo de jornalistas, intelectuais e escritores criou o Lampião, um jornal crítico, pluralista e partidário, que expôs o descaso e preconceito contra os homossexuais e as minorias sociais, exibindo um ponto de vista homossexual sobre diversas questões inclusive a sexualidade. O filme ainda traz entrevistas com figuras constantes nas páginas do Lampião como o cantor Ney Matogrosso, a cantora Leci Brandão e o cantor Edy Star, além da participação de Winston Leyland, editor do Gay Sunshine, publicação americana gay pioneira no mundo e que influenciou o Lampião. Os entrevistados expõem os fatos, mas também emitem reflexões pertinentes sobre o conservadorismo da época, as brechas na censura e o papel de libertação representado por um veículo dedicado aos gays, lésbicas e transexuais. Os entrevistados partem do Lampião para efetuar um panorama rico dos costumes de um país em transformação.

Lampião da Esquina segue sua trajetória e ainda será exibido em mais algumas cidades do Brasil em 2017 quando também fará sua estréia na programação do Canal Brasil, ainda sem data para ocorrer.

Confiram o trailer de Lampião da Esquina:

 

 

 

 

contato@doctela.com.br