Lampião da Esquina

‘Por que nós não fazemos um jornal com um ponto de vista homossexual sobre questões diversas e sobretudo sobre a homossexualidade?’

Assim nasceu o Lampião, em plena ditadura militar, com a intenção de dar voz às chamadas ‘minorias’ da época – homossexuais, mulheres, negros e indígenas, um grupo de jornalistas e escritores homossexuais se reuniu com a idéia de criar um jornal.

Na pauta, temas ainda inéditos para a imprensa brasileira: feminismo, sexualidade, aborto, racismo, ecologia, drogas, machismo, prostituição…

Lampião da Esquina é um documentário sobre o primeiro jornal brasileiro a trazer abertamente questões homossexuais. Com a participação de Ney Matogrosso, Aguinaldo Silva, João Silvério Trevisan, Edy Star, Leci Brandão o filme traça a trajetória do Lampião além de contextualizar o período em que aconteceu essa iniciativa histórica.

 

LAMPIÃO DA ESQUINA
85 minutos

Produção: Doctela
Coprodução: Canal Brasil
Direção: Lívia Perez
Produção Executiva: Giovanni Francischelli
Codireção: Noel Carvalho
Fotografia: Felipe Vieira, André Menezes
Montagem: Henrique Cartaxo

Apoio: Rio Film Commission, DOTCINE, Termas for Friends, Cantina Piolim
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAC 

Entrevistados: Aguinaldo Silva, Ney Matogrosso João Silvério Trevisan, Luiz Carlos Lacerda (Bigode), Glauco Mattoso, Celso Curi, Laerte Coutinho, Antônio Carlos Moreira, Peter Fry, João Carlos Rodrigues, Alceste Pinheiro, Winston Leyland, Dolores Rodrigues, Leci Brandão e Edy Star.

 

Prêmios:

Seleção oficial em Mostras e Festivais:

 

Na mídia:

 


contato@doctela.com.br