A Doctela lançou na última sexta-feira (20), o documentário “A Plebe É Rude”, nas plataformas de video sob demanda do Canal Brasil, disponíveis para clientes NOW, GVT e Oi. Com direção de Diego Da Costa e Hiro Ishikawa e coprodução da Doctela, Pietà Filmes e do próprio Canal Brasil, o filme conta a história da banda de Brasília que estava lá quando o rock brasileiro — influenciado pela atitude faça-você-mesmo do punk e pós-punk e envolto pela nuvem negra do regime militar do país — começou a despontar para os anos 80, ao lado de Legião Urbana, Aborto Elétrico, Capital Inicial e outras.
O lançamento coincide com os 35 anos de história da banda e 30 anos de lançamento do disco “O concreto já rachou”, álbum de estreia da discografia do grupo e considerado pela revista Rolling Stone um dos 100 melhores discos da música brasileira.
Muitas imagens raras em vídeo, matérias de jornal da época e fotos inéditas, misturadas a imagens de arquivo pessoais e novos depoimentos dão o tom do documentário, que conta com os integrantes originais Phillippe Seabra, André X, Jander Ribeiro e Gurtje Woorthman, além de Clemente — membro da banda Inocentes, amigo de longa data e que hoje também faz parte do grupo — e nomes como o jornalista e pesquisador Arthur Dapieve, o músico e padrinho do grupo Herbert Vianna e o executivo da gravadora que primeiro contratou a banda, Jorge Davidson, entre outros.
Assim como o som e a personalidade da Plebe Rude, o tom do filme é debochado, irônico, bem-humorado e ácido, confrontando os diferentes pontos de vistas dos membros da banda, sejam eles originais ou atuais. O filme expõe as dificuldades de relação entre os integrantes, que resultaram em mudanças de formação, superação por meio de novas parcerias e a luta para se manter uma banda independente, fiel aos seus valores originais. É através desses diálogos internos que se traça um panorama do rock de Brasília e do papel crucial que a Plebe Rude desempenhou na construção do cenário independente brasileiro desde aquela época, ao mesmo tempo em que os novos tempos levantam outras discussões.
Confira o trailer:
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