Webdoc Graffiti

[Projeto contemplado no Edital ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Edital de Co-patrocínio para Primeiras Obras do Centro Cultural Ruth Cardoso e Lei federal de incentivo à cultura/Lei Rouanet (NºPRONAC: 120660)]
[Selecionado para o Edital Cartografias Colaborativas do Ministério da Cultura]

No ar em

http://www.webdocgraffiti.com.br

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

A cidade de São Paulo tem uma influência cultural que reflete a importância de seus movimentos artísticos. Se a cidade se destaca no circuito internacional como pólo das economias criativas no Brasil, grande parte dessa visibilidade se deve ao grafite, gênero das artes visuais que encontrou uma combinação perfeita com a urbanidade paulistana.  Aqui, as conquistas do grafite são consequência de mais de trinta anos de performance, que transformou boa parte das quase 100 mil ruas e avenidas da cidade em verdadeiras galerias de arte a céu aberto. São Paulo hoje é famosa pela quantidade de arte que exibe pelos muros de suas ruas, tornando-se um espaço mais colorido e belo para seus moradores e visitantes.

O projeto Webdoc Graffiti apresenta os desdobramentos dessa arte na cidade, partindo de uma proposta de definição e mapeamento, mas dando igualmente voz aos nossos profissionais. A orientação particular dada sobre o tema, contrariando aqueles que condenam o grafite como poluição visual – afirma que essas inscrições constroem e valorizam os espaços, fazem-nos perceber novos elementos, contam enredos de diferentes subjetividades e vivências cotidianas, não necessariamente comprometidas com a história oficial.

 

Webdoc Graffiti - Estréia em Julho de 2012

Webdoc Graffiti – Estréia em Julho de 2012

 

RECURSOS INTERATIVOS

Uma das características principais da arte do graffiti é que ele é criado nas ruas, espontaneamente. Os grafiteiros possuem um imenso terreno para experimentação – a cidade – que oferece uma grande variedade de ambientes. Esses vastos espaços urbanos são seu campo de atuação, permitindo uma tal liberdade que não poderia ser encontrada por esses artistas em outros ambientes, como museus ou galerias de arte. Por esse motivo, uma das interfaces fundamentais do projeto é o mapa da cidade, exibindo os contornos reais de suas ruas e avenidas onde todo conteúdo será georreferenciado.

Através desse recurso de georrferenciamento, também será permitido que qualquer visitante faça um mapeamento de outros pontos de seu conhecimento que exibem grafites ou outras artes urbanas. Em um trabalho constante e colaborativo, os usuários poderão, à qualquer momento, colocar um ícone em determinada localização e escolher um ponto de vista, através do recurso do google street view, ou publicar uma foto, para catalogar novos graffitis no site.

O conteúdo exclusivo do projeto é composto de vídeos denominados Episódios e Ensaios,  lançados quinzenalmente na plataforma entre julho de 2012 e julho de 2013. Os Episódios são uma série de vídeos temáticos contendo depoimentos, entrevistas, cenas e performances de artistas, para tratar de temas ligados à cultura do graffiti na cidade. Os Ensaios vídeos poéticos, que apresentam recursos visuais para explorar experiências e temas de forma mais íntima e pessoal.

 

WEBDOC GRAFFITI NA MÍDIA

 

WEBDOC GRAFFITI EM EVENTOS

  • SELECIONADO para o SEMINÁRIO CULTURA DIGITAL: CARTOGRAFIAS COLABORATIVAS organizado pela Secretaria de Políticas Culturais do MINISTÉRIO DA CULTURA - Chancela de participação

 

FICHA TÉCNICA:

Conteúdo em vídeo: captado e editado em formato digital de alta definição. São 12 episódios de 10 minutos aproximadamente divididos em unidades menores (blocos) e 12 ensaios extras (performances) de 3 minutos aproximadamente.

Georreferenciamento: mapa interativo com recursos de street view do google; conteúdo colaborativo postado pelos internautas (street views e fotografias de grafites);

Interatividade: conteúdo georreferenciado e navegacão pelo mapa; episódios não-lineares, subdividos em capítulos temáticos; tags e filtragem temática associadas a cada unidade de vídeo; possibilidade de compartilhamento de todo conteúdo em redes sociais.

Produção Executiva: Doctela
Direção: Giovanni Francischelli
Direção de arte: André Menezes
Design de interação: Daniel Frota, Miguel Nóbrega e Rafael Polo
Desenho de tipo: Daniel Frota
Desenvolvimento web: Rafael Polo
Edição de vídeos: Henrique Cartaxo
Fotografia: Lívia Perez de Paula e Felipe Crepker Vieira
Ilustração: Fabio Fontes Ovalles

 

 


contato@doctela.com.br