Veja alguns exemplos de webdocs

Para apresentar melhor o modelo de webdocumentário, listamos diversos exemplos importantes de webdocumentarios produzidos ao redor do mundo. São projetos que trouxeram inovação tanto em termos de linguagem quanto conteúdo, mostrando como novos recursos interativos podem ser usados para contar histórias pela internet. Se você ainda não sabe o que é webdocumentário clique aqui e descubra!

Sacrée Montagne: Webdoc sobre o parque de Mont Royal (Montreal/Canada). Trabalho gráfico à partir de plataforma 3D. Destaque também para um espaço colaborativo, que anexa automaticamente fotografias de usuários tiradas no parque e postadas no site de fotografia flickr. Acesso através do link Votre Montagne (Sua Montanha)

Cali Ciudad que no Duerme: Webdoc do núcle multímidia do jornal El País da Colômbia. As galerias 360º trazem balões com pequenos textos explicativos, criando uma espécie de infográfico animado.

Papua Nova Guiné: Do jornal alemão Deutsche Welle, publicado em diversas línguas. O webdoc, bastante didático,  se desenvolve com base em uma navegação imersiva, onde o internauta assume um personagem na narrativa e suas escolhas definem o percurso pela obra.

Five Years Later: Hurricane Katrina: Webdoc do periódico norte america USA Today, destaque para a galeria fotografia “Now and Then” que compara fotografias tiradas logo após a furacão Katrina, com imagens atuais dos locais reconstruídos.

Prison Valley: Projeto que se tornou  uma  grande referência do gênero. Para realizar este projeto, a utilização das redes sociais foi essencial para gerar discussões sobre o tema e permitir que o usuário se comuniquem com alguns protagonistas  da história, criando uma grande  audiência. Após quatro minutos de narrativa linear, o projeto torna-se interativo. Para continuar, o usuário tem que preencher um pequeno formulário através de uma conta Facebook ou Twitter ou optar em criar um avatar. Somente aí a viagem continua…

PIB – L`indice Humain de la Crise: Projeto canadense sobre a crise económica, em que uma equipe distribuída pelo território canadense procura retratar em vídeo durante um ano, as histórias das pessoas mais tocadas pela crise.

Out fo my Window: Projeto vencedor de prêmios importantes. Traz fotomontagens 360º mostrando apartamentos em diversas cidades do mundo, enquanto discute urbanização e a vida na sociedade moderna.


DOCTELA: Rua Costa Aguiar, 2556 cep 04204-002 SP/SP, Brasil | tel (11) 2337 1358 | contato@doctela.com.br