O RioMarket é um evento voltado para a área de negócios, que ocorre simultaneamente ao Festival do Rio. Trata-se de um dos mais importantes mercados de audiovisual da América Latina que esse ano acontecerá no Pavilhão do Festival do Rio, no Armazém da Utopia (Armazém 6 do Cais do Porto), de 27 de setembro a 09 de outubro. O evento pode ser dividido em 3 principais atividades.
1. RIOSEMINARS/WORKSHOPS
O RioMarket oferece palestras e cursos com renomados profissionais da indústria audiovisual. Nesse ano, será apresentado um Fórum Internacional de Coprodução, que discutirá Oportunidades de Produção para a TV e haverá seminários sobre Tecnologia, além de workshops de roteiro, figurino, som e marketing para cinema, entre outros.
A participação no RioSeminars é condicionada ao pagamento de uma taxa de R$1200,00, que dá inscrição para todos os dias de palestra, mas não permite participação nos workshops, que devem ser adquiridos separadamente. Os workshops e seus respectivos podem ser consultados aqui. Para quem procura uma opção mais econômica, é possível pagar R$300,00 por dia de palestra, separadamente. A programação das palestras pode ser acessada nesse link
Além disso, ocorrerão alguns eventos gratuítuos, que exigem prévia inscrição mesmo dos participantes que tenham adquirido a inscrição completa no Rio Seminars. A lista completa dos eventos gratuitos pode ser acessada aqui.
2. RIOSCREENINGS
O RioScreenings é uma oportunidade para que projetos prontos ou em fase de finalização sejam conhecidos por profissionais do mercado audiovisual nacional e internacional. Trata-se de uma área voltada para profissionais de aquisição em busca de novos produtos para serem adquiridos, distribuídos ou para coproduções. Será realizado em uma sala que estará aberta para visualização de produções, durante todos os dias do RioMarket, exceto no sábado dia 05 de outubro. Além disso, ao final do evento, será publicado um catálogo, com as produções inscritas e suas informações. Esse material é entregue aos convidados do RioMarket em CD.
Podem ser inscritas para o RioScreenings produções para qualquer janela audiovisual, incluindo mídias digitais, desde que haja um suporte audiovisual . As produções devem ser enviadas em DVD, em qualquer formato – piloto, trailer, filme, programa finalizado ou em fase de finalização – e preferencialmente traduzida para o inglês . Também é permitido o envio de material complementar (folders, cartazes, etc)
O pagamento de uma taxa de R$60,00 garante a inscrição de até 5 produtos. Para os produtos adicionais, será cobrada uma taxa de R$5,00 . A inscrição no RioScreening concede credencial para a área destinada a visualização das obras, mas não inclui a participação nos outros eventos. As inscrições devem ser feitas pelo site até dia 09 de setembro.
Ao final do Festival, o RioScreeenigns promete entregar um relatório via email para cada produtor informando por quem o produto foi assistido e seus respectivos contatos.
3. RODADAS DE NEGÓCIOS
Durante o RioMarket, serão destinados dias específicos para Rodadas de Negócios, que promovem o encontro entre produtores e profissionais interessados em novas aquisições. Esses encontros devem agendados previamente, mediante o pagamento de uma taxa de R$50,00 por reunião. As reunião terão duração máxima de 20 minutos e a lista de profissionais disponibilizados pelo evento pode ser vista no site do evento. A data limite para agenciamento de reuniões é dia 13 de setembro, por meio de preenchimento de ficha de projeto no site. Caso haja interesse é possível encaminhar um PDF com informações adicionais do projeto.
O RioMarket não concede nenhum tipo de apoio ou suporte para apresentação, ficando a cargo do produtor levar o material necessário para apresentação (tablete, notebooks, etc…)