Segundo dados divulgados pela Anatel nesta segunda, 12, o Brasil fechou novembro de 2014 com 19,81 milhões de acessos de TV paga, o equivalente a uma densidade de 30,2 % dos lares, contra 19,65 milhões do mês de outubro de 2014. O mercado segue com um ritmo de crescimento anual na casa dos 10%, ou cerca de 1,9 milhões de clientes por ano, no comparativo entre novembro de 2013 e novembro de 2014.
O balanço da agência reguladora aponta que o DTH e o FTTH (fiber-to-the-home) continuam avançando em participação de mercado sobre a plataforma cabo. No início de 2014, as operadoras de DTH e FTTH tinham participação de mercado de 61,72% e 0,22%, respectivamente. O DTH avançou, até o final do penúltimo mês, para 61,96%, enquanto o FTTH fechou o mês com share de 0,45%. Perderam share o cabo, de 37,95% para 37,51%, também de janeiro a novembro, e o MMDS, de 0,09% para 0,06%. O serviço especial de TV por assinatura (TVA) manteve o share de 0,02%.
A queda na participação de mercado do cabo não significa que o serviço através desta plataforma esteja crescendo pouco. As operadoras de cabo conquistaram de janeiro a novembro 523 mil assinantes, alcançando 7,43 milhões de lares.
Grupos econômicos
O grupo econômico que mais cresceu no período foi a Oi, que avançou de um share de 4,57% para 6,08%, chegando a 1,2 milhão de lares. Em termos absolutos, no entanto, e embora tenha perdido share, quem mais cresceu foi a Telmex. As operadoras do grupo (Claro, Embratel e Net) conquistaram no período 772 mil assinantes, chegando a 10,5 milhões. Individualmente, a Net tem 6,7 milhões de clientes (crescimento de 68 mil assinantes em novembro) e a Claro hdtv chegou a 3,77 mlhões de clientes. A participação da Telmex caiu de 53,45% para 53,01%.
A Sky, embora tenha conquistado mais de 200 mil assinantes, também perdeu participação, fechando novembro com 5,64 milhões de assinantes e share de 28,48%, contra 29,76% no final de janeiro. A peradora teve uma queda de 10 mil assinantes no mês. As operadoras independentes tiveram uma queda de cerca de 20 mil clientes em novembro.
Fonte: Tela Viva News