O Sebrae e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) lançaram na manhã de ontem (31), em São Paulo, projeto para a capacitação de produtoras de micro, pequeno e médio porte. A iniciativa prevê que empresas de cinema, TV e publicidade tenham acesso a cursos de qualificação técnica, formatação de projetos para leis de incentivo, roteiro, desenvolvimento de projetos multimídia e capitação e gestão. A ação conta com a parceria da Associação das Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e do Sindicato da Indústria Audiovisual de São Paulo (Siaesp), com o apoio o Ministério da Cultura e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), além da Apex Brasil, através de seus projetos setoriais de exportação.
A analista do Sebrae, Débora Mazzei, representou a instituição no lançamento, que contou com a presença de diversos profissionais do setor audiovisual. “O projeto, que está sendo construído há dois anos, tem como foco fortalecer os empresários do segmento, além de poder ajudá-los na profissionalização da gestão de empreendimentos”, disse. Segundo ela, a iniciativa vai abordar questões efetivas em relação ao mercado audiovisual, que vive um momento de crescimento, principalmente em função da Lei 12.485, que estimula a produção nacional e amplia os horizontes do setor. A analista ressaltou que o projeto deve estimular a produção fora do eixo Rio-São Paulo, que concentra a maior parte das empresas no país, abrindo a possibilidade de novas empresas no segmento.
Os empreendedores receberão formação sobre leis do setor, tributos, soluções para inovação, internacionalização, gestão financeira, marketing, logística, sustentabilidade e gestão de pessoas. A previsão é de que os cursos comecem no primeiro trimestre de 2014 em sete estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com Odete Cruz, gerente de capacitação da Apro e gestora do projeto, a parceria com o Sebrae prevê um mapeamento do setor de audiovisual, a fim de que seja possível conhecer a realidade do mercado de produção em todo o Brasil. Segundo ela, o levantamento servirá como referência para a criação de políticas públicas na área.
“Os cursos disponibilizados em parceria com o Sebrae irão proporcionar às produtoras a possibilidade de pensar novos formatos e plataformas e preencher uma lacuna no mercado de produção audiovisual, pois grande parte das produtoras tem forte atuação em publicidade, mas pouca expertiseem produção de conteúdo de entretenimento. Ou vice-versa”, disse a presidente da Apro, Leyla Fernandes,
Membros de todas as instituições participantes do projeto farão uma viagem de benchmarking (identificação de boas práticas) aos Estados Unidos. A intenção é entender como o mercado norte-americano de audiovisual se estruturou para se tornar uma indústria produtiva e sustentável.
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*Com informações do site do Sebrae