O Webdocumentário Se eu Demorar Uns Meses estará na VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que acontecerá na cidade de Salvador entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2013.
Sobre a Bienal
Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Bienal de Jovens Criadores da CPLP. O evento tem por objetivo consolidar esse espaço enquanto fórum de diálogo, intercâmbio multicultural e artístico entre os jovens dos países que compõem o Bloco, incentivando, apoiando e promovendo sua criatividade, inovação e empreendedorismo. A última edição da Bienal aconteceu em Angola, em 2011, e as próximas estão agendadas para 2015, em Moçambique; 2017, em Portugal, e 2019, em Guiné-Bissau.
A VI Bienal dos Jovens Criadores da CPLP tem como principal diretriz contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes de seus países membros, por meio da aproximação e troca entre as diferentes identidades culturais e das políticas públicas para a juventude. Além dos jovens brasileiros responsáveis por 35 projetos, a VI Bienal contará com a participação de jovens de mais 7 países da CPLP (Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e *Guiné Bissau).
Sobre a CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, que busca o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Com sede em Lisboa, Portugal, o Bloco é composto por oito países, situados em cinco Continentes, que têm o português como língua oficial ou segunda opção. São eles: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Em 2005, durante reunião do grupo em Luanda, capital de Angola, o dia 5 de Maio foi declarado como o Dia da Cultura.
Se Eu Demorar Uns Meses
Se eu Demorar uns meses é um webdocumentário, contemplado na sétima edição do programa Rumos Cinema e Vídeo do Itaú Cultural.O projeto conta com uma série de 10 vídeos poéticos, inspirados em depoimentos de ex-presos políticos, e interpretados no interior do antigo prédio do DOPS, hoje Memorial da Resistência. O projeto também reúne fotografias coletadas no Arquivo Público do Estado de São Paulo e no Acervo do Memorial da Resistência. O conteúdo está disponível em interface interativa, que faz com que a sequência dos filmes seja diferente a cada visita.Dirigido por Lívia Perez e Giovanni Francischelli, o projeto é uma produção da Doctela, produtora responsável por outros webdocumentários como Webdoc Graffiti. Se Eu Demorar Uns Meses integra a Mostra Rumos Cinema e Vídeos: Linguagens Expandidas até 22 de dezembro no Itaú Cultural.