SAv divulga números dos editais de 2013
Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014
Receba Notícias
em seu e-mail:
secretaria do audiovisual SAV

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura divulga os números referentes à inscritos e contemplados de suas seleções públicas em 2013.  Ao longo do ano foram seis editais de apoio à produção de obras audiovisuais, contabilizando 131 projetos aprovados e um edital de credenciamento de especialistas em audiovisual. Nestas sete seleções públicas, a Secretaria recebeu 2.788 inscritos.

O Ministério da Cultura entende que a realização de seleções públicas é uma maneira eficaz e direta de implementar políticas públicas. É uma forma de institucionalizar demandas do setor e de dirimir desequilíbrios na produção audiovisual – tanto no quesito da distribuição equânime entre os Estados como no do alcance dos diversos setores da cadeia audiovisual.

Por isso, em 2013, na busca pela qualificação do critério de promoção do equilíbrio dos recursos, após um estudo sistêmico dos projetos selecionados por Estados nos editais desta Secretaria, avançou-se para o acréscimo de pontuação aos projetos das Unidades Federativas com baixo índice histórico de projetos contemplados.

Além disso, neste ano instituiu-se uma política afirmativa na Secretaria do Audiovisual, com o objetivo de corrigir desigualdades e promover igualdade de oportunidades. Nesta linha, foram lançados os editais: Curta-Afirmativo, que apóia a produção de curtas-metragens dirigidos ou produzidos por jovens negros, e o Carmen Santos, que incentiva a produção de curtas e médias-metragens dirigidos por mulheres.

Além dos editais afirmativos, foram lançados dois editais temáticos: Curta Animação, que apóia a produção de 40 micrometragens com a temática ambiental, e o Curta Criança, que incentiva a produção de 12 curtas-metragens voltados ao público infantil.

Houve, também, retorno de editais tradicionais do setor audiovisual, lançados no final de 2013 e, agora, em fase de habilitação: Curta-Metragem, que apoiará a produção de 25 obras, e o Longa DOC, que produzirá oito longas-metragens documentais.

Confira a tabela com os números de inscritos e selecionados dos editais em andamento na Secretaria do Audiovisual:

 

*Fonte: SAv/MinC

contato@doctela.com.br