RioFilme lança edital para dotar cinemas cariocas de acessibilidade a deficientes visuais e auditivos
Terça-feira, 24 de Junho de 2014
Receba Notícias
em seu e-mail:
cinema acessivel

A RioFilme lançou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, o programa Cinema Acessível RioFilme, voltado aos exibidores cinematográficos. O edital disponibiliza 200 mil reais para investimento em dez complexos de exibição para a instalação de ferramentas de audiodescrição e legendas ocultas que promovam o acesso de pessoas com deficiência visual e auditiva às salas de cinema do Rio de Janeiro.

Segundo a entidade, apesar de 20% da população carioca possuir algum tipo de deficiência sensorial, não há hoje no Rio de Janeiro nenhum cinema com tecnologias que possibilitem o acesso destes espectadores.

Inscrições abertas a partir de 16 de junho

As inscrições gratuitas serão abertas às 18h do dia 16 de junho e devem ser feitas pelo emailcinema.acessivel@riofilme.com.br. Para se candidatarem ao apoio, os proponentes precisam ser cadastrados na ANCINE como grupos exibidores há pelo menos dois anos e devem indicar um complexo cinematográfico em funcionamento no município do Rio de Janeiro por no mínino dois anos.

As propostas recebidas serão numeradas e analisadas por ordem de inscrição e a RioFilme publicará no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro a lista com as inscrições válidas e nulas. A seleção levará em conta, além da ordem cronológica das inscrições, a localização dos complexos de exibição inscritos. Para saber mais sobre a forma de inscrição e os critérios de seleção, leia a íntegra do edital e de seus anexos no site da RioFilme.

Com a adaptação dos complexos às tecnologias de acessibilidade, a oferta de filmes que permitirão o uso das tecnologias instaladas dependerá dos distribuidores. A partir de 2014, todos os longas financiados pela RioFilme deverão ser finalizados com legendas ocultas e audiodescrição.

Fonte: Ancine

http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/riofilme-lan-edital-para-dotar-cinemas-cariocas-de-acessibilidade-deficientes

Tags dessa notícia: acessibilidadecinemariofilme

contato@doctela.com.br