O mercado latino-americano de serviços de streaming de vídeo over-the-top (OTT) deverá seguir uma trajetória de crescimento até 2018. Segundo a análise “Over-the-top Video Services Market in Latin America”, da Frost & Sullivan, a demanda por conectividade em diferentes dispositivos e a mudança de comportamento de consumidores, que querem experiências personalizadas sob demanda, estão estimulando o desenvolvimento do mercado.
De acordo com o estudo, o mercado de serviços de vídeo OTT na América Latina obteve receita de US$ 96 milhões em 2013. A estimativa da empresa é que ele chegue a US$ 783 milhões em 2018. O número de assinantes na região atingirá 12,7 milhões em 2018, partindo de 3,2 milhões em 2013.
Para as operadoras de TV paga, as ameaças a suas receitas viriam de duas fontes principais: downgrades em seus planos atuais ou cancelamento por completo da assinatura de TV Paga. No entanto, apesar do crescimento acelerado do mercado OTT, o estudo estima que o impacto nas receitas totais do mercado de TV paga até 2018 em 2018 deve ser pequeno (menos de 1%).
Os maiores players presentes na região são Netflix e Clarovideo. Porém, segundo avaliação da Frost & Sullivan, novos participantes deverão surgir conforme a atividade cresce e se consolida, pulverizando o mercado latino-americano. O estudo abrange dados de Pay TV e uma pesquisa com usuários finais em toda a região.
Fonte: Converge Comunicações | TELA VIVA News