A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo exibirá ao todo 40 filmes entre curtas, médias e longa-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. O evento acontece nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro. Todas as sessões serão gratuitas.
A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.
Quem matou Eloá? dirigido por Lívia Perez e produzido pela Doctela integra a sessão Panorama ao lado de filmes como Branco sai – Preto fica de Adirley Queirós, Porque temos esperança de Susanna Lira e Ninguém nasce no paraíso, de Alan Schvarsberg.
Consulte o catálogo da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo
Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.
A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.
Confira a programação completa da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo