Portal brasileiro com maior índice de audiência aposta em modelo de Webdocumentário
Terça-feira, 14 de Outubro de 2014
Receba Notícias
em seu e-mail:
Uol Tab Economia Compartilhada

O Uol,  o portal de internet brasileiro com maior índice de audiência, sendo superado em número de acessos no Brasil somente pelo Google, pelo Facebook e pelo YouTube, acaba de publicar um produto editorial com reportagens multimídia semanais.

Toda segunda-feira, o “TAB” promete trazer uma nova reportagem com “abordagem criativa, temas provocativos e conteúdos dinâmicos”, apostando formatos interativos e multimídias mais adequados ao universo web.

Cada edição será patrocinada apenas por uma empresa que terá sua marca exibida por meio de um vídeo em destaque na homepage do Uol, cinco segundos de exibição obrigatória do vídeo em um espaço  na reportagem, e mais trinta segundos de autoplay ao final do texto

O primeiro tema apresentado é Economia Compartilhada. E a empresa Hyundai é a primeira patrocinadora a associar sua marca com o projeto.

Embora sem grandes novidades de conteúdo ou linguagem, apostando em um recurso de scroll down (rolagem para baixo) largamente utilizados em webdocumentários e webreportagens de melhor qualidade, a inciativa mostra que o formato ganha força no contexto brasileiro.

Apesar de ainda pouco explorado pelos grandes portais de internet do Brasil, uma produção desse tipo tem potencial para atingir  grandes audiências. A iniciativa do Uol caminha na mesma direção de outro produto da empresa Folha da Manhã, que criou o portal. A empresa, que também edita o jornal Folha de São Paulo, já  publica reportagens interativas em uma série intitulada “Tudo Sobre” na versão digital do jornal.

Com lançamentos às segundas feiras no portal do Uol, o TAB atingirá  4,5 milhões de internautas que visitam a página do Uol pelo computador, e mais 1,5 milhão de internautas que acessam a home via smartphone.

 

Conheça projetos (bem melhores) com recursos similares:

 

Hollow

Hollow Elaine McMillion (USA, 2013) – Financiado por meio do Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo, Hollow  é um documentário interativo sobre os Estados Unidos Rural, inspirado na história de McDowell County, um distrito de West Virginia (EUA) que perdeu em 50 anos 80% da população. Também é um projeto participativo, onde a comunidade pode colaborar criando seus próprios retratos documentais e pontos no mapa.  O site, construído em HTML5,  combina retratos pessoais, dados interativos, mapeamento participativo e conteúdo gerado pelo usuário. O projeto foi um dos beneficiários do fundo New Media do Tribecca Film Institute, e finalista do IDFA DOCLBA 2013.

 

 

Firestorm (The Guardian)

Firestorm - (The Guardian, UK, 2013); Com recurso de scroll down, cria uma narrativa  multimídia sobre incêndios florestais nas Tasmânia, unindo textos, som e gráficos com uma bela fotografia. Projeto finalista do  Prêmio de Inovação “Sheffield Doc/Fest Innovation Award” do tradicional festival de documentários de Sheffield (Inglaterra)

 

 

The Sochi Project

The Sochi Project  Arnold van Bruggen/Rob Hornstra (The Netherlands, 2013) – Também explora recursos de rolagem para baixo (scroll down) em uma narrativa de 8 capítulos sobre história de Sochi, na Rússia, local dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Finalista do IDFA Doclab 2014.

 

Tags dessa notícia: webdoc

contato@doctela.com.br