Realizada pela área de inteligência de mercado do programa Brasil Music Exchange, desenvolvido pela BM&A com o apoio da Apex-Brasil, a pesquisa “O Mercado de Música Online” foi realizada de agosto a dezembro de 2013.
O objetivo é contribuir para a geração de conhecimento na indústria da música, não apenas com dados quantitativos, mas analisando e contextualizando, para que o universo da música online seja compreendido em sua amplitude – com seus novos formatos para distribuição de música, seus novos conceitos, novas formas de consumo e as questões relacionadas à propriedade privada, direitos autorais e tecnologia.
A pesquisa é dividida em duas partes: a primeira analisa o impacto da tecnologia na indústria da música com o desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua importação para o universo da música gravada e o novo padrão para o consumo de música compartilhado no formato MP3. A segunda parte traz opiniões de especialistas sobre a série de mudanças na distribuição e produção das músicas a partir do formato digital e a cultura criada por este formato no mercado da música.
A primeira parte é dividida em temas, começando com “Cadeia da Música Online”, organizada a partir do papel de seus agentes – Artistas, Gravadoras, Distribuidoras, Editoras – e a reorganização da indústria considerando as inovações tecnológicas e, consequentemente, as mudanças na forma de se consumir música.
O segundo tema, “Mercado”, apresenta dados, análises e projeções sobre o crescimento da indústria fonográfica impulsionada pelo surgimento dos serviços de streaming. O terceiro tema, “Valor da Música – Streaming”, apresenta as novas normas de monetização em torno da música dos serviços digitais: valores pagos ao artista e a distribuição de royalties dos serviços de streamingcomparados aos valores pagos nos serviços de downloads.
Continuando a análise sobre o streaming, o relatório apresenta o quarto tema, o “Perfil dos Consumidores”, com dados sobre consumo e faixa etária. O quinto tema, “Players do Setor”, apresenta o histórico das empresas que compõem o mercado digital (streaming e download), com informações técnicas sobre cada empresa.
O sexto e último tema da primeira parte, “Streaming de Vídeo”, apresenta um guia de instrução sobre o processo de monetização no YouTube.
Para receber o texto completo da pesquisa, clique aqui e preencha o cadastro.
*Com informações do site do BME