A Net lança hoje, dia 4 de junho, durante o Fórum Brasil de Televisão 2014, a segunda edição do NetLabTV, concurso criado em 2013 para identificar e premiar novas ideias de séries brasileiras para TV por assinatura nas categorias ficção e não ficção.
Neste ano, serão selecionados 40 semifinalistas, 16 finalistas e 8 vencedores, sendo 4 projetos de ficção e 4 projetos de não ficção. Dois destes projetos serão escolhidos por votação popular por meio do site do concurso. Os outros 6 vencedores serão indicados pela comissão julgadora do concurso.
O concurso oferecerá como prêmio uma verba financeira de apoio ao desenvolvimento das séries de R$ 15 mil para projetos de ficção e R$ 10 mil para projetos de não-ficção, além de laboratório e consultoria de roteiro para aprimoramento dos projetos, com rodada de apresentação para produtoras independentes e canais de TV por assinatura do País.
O NetLabTV é voltado para roteiristas, escritores, dramaturgos e criadores de todo o Brasil. Em sua primeira edição, recebeu mais de 1,8 mil inscrições de projetos de séries brasileiras para TV e mobilizou cerca de 3 mil criadores de 26 estados do País.
A iniciativa foi idealizada pela Net e realizada pela Casa Redonda Cultural, com o apoio dos principais canais de TV por assinatura. Seu objetivo é gerar oportunidades de negócios e fomentar o surgimento de novas ideias e novos formatos de séries brasileiras.
Regulamento
O regulamento do Concurso e a relação de documentos necessários estão disponíveis no site www.netlabtv.com.br. Dentre as informações solicitadas, estão: sinopse da série, argumento, descrição de personagens/entrevistados e roteiro do primeiro episódio. Serão aceitas inscrições de brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
Seleção
Todos os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas em roteiros de séries e em mercado de TV, que selecionará dentre os projetos inscritos 40 semifinalistas e 16 finalistas, com base nos critérios: originalidade, qualidade técnica e potencial comercial da série.
Programa busca mais roteiros regionais no NetLabTV 2
No lançamento da segunda edição do NetLabTV, nesta quarta-feira,4, durante o Fórum Brasil de Televisão, os organizadores do concurso disseram que pretendem ampliar o alcance nacional e obter mais histórias regionais. Tanto que a Net fará um road show de divulgação do concurso em Recife, Salvador e Fortaleza. O diretor de Programação da Net, Fernando Magalhães, destacou o sucesso da iniciativa.
Em 2013, dos roteiros recebidos na primeira edição do concurso, a maior parte dos concorrentes veio do Sudeste, com mais de mil inscrições dentre as 1,8 mil novas séries. Outro dado curioso, apresentado por Minom Pinho, da Casa Redonda – organizadora do NetLab – foi que 83% dos inscritos eram obras de ficção, com os documentários respondendo pelos 17% restantes.