MinC apresenta sistema de indicadores culturais
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Receba Notícias
em seu e-mail:
Ministério da Cultura - MinC

O Registro Aberto da Cultura (RAC), primeiro módulo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), foi apresentado em São Paulo na última semana, em um encontro na capital e outro em São Caetano do Sul, que reuniu gestores, produtores e artistas de 34 municípios.

O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações com informações culturais atualizadas.

Outros países já possuem banco de dados culturais, como Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.

A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu que o SNIIC será ainda a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais.

O sistema também vai oferecer serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores e outras informações relevantes de bens e serviços culturais, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados, além de maior controle social dos recursos.

Clique aqui para ver a vídeo aula que ensina a usar o site do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

Cadastro e consulta de dados são feitos no site sniic.cultura.gov.br.

*Com informações do site do MinC

contato@doctela.com.br