Livro “Portadores: Imaginário e Arquitetura” será lançado sábado em São Paulo
Quarta-feira, 4 de Novembro de 2015
Receba Notícias
em seu e-mail:
portadores

O livro “Portadores: Imaginário e Arquitetura” , produzido pela Doctela em parceria com a FAU/USP e editora Annablume , será lançado no próximo dia 07 na Livraria Francesa do Centro de São Paulo. O evento foi uma das indicações culturais do caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo, que traz notícias e artigos sobre cultura. O jornal também trouxe em destaque uma entrevista com o professor Artur Rozestraten (FAU-USP), coordenador do projeto. Veja abaixo:

 

15302582
Entre a massa que festeja o Círio de Nazaré, em Belém, sobressaem ex-votos em forma de casa. Já no Guerreiro Alagoano, adereços de cabeça imitam construções. A presença da arquitetura nessas festas é tema de livro oriundo de pesquisa em equipe, conduzida pelo professor Artur Rozestraten (FAU-USP), sobre a qual ele falou à “Ilustríssima”.

Folha - Por que estudar essas representações arquitetônicas?
Artur Rozestraten - Em 2007, no fim do meu doutorado sobre as relações entre o motivo artístico do portador do modelo de arquitetura e o imaginário medieval em torno da concepção do projeto de arquitetura, me deparei com desdobramentos vivos desse mesmo motivo nas expressões contemporâneas e tão brasileiras dos promesseiros no Círio e dos brincantes do auto natalino do Guerreiro, em Alagoas.

Qual a função simbólica dessas representações nos festejos?
No Círio os modelos perpetuam a tradição arcaica de oferendas a divindades femininas em ritos de fundação que transformam a natureza. No Guerreiro as catedrais, zigurates e casas representam um mundo de homens e deuses, que deve ser mantido animado na luta/dança, para assegurar o nascimento de uma divindade no solstício de verão.

Como as mudanças na arquitetura local se reproduzem nas imagens?
Em Belém vemos formas tradicionais da arquitetura ribeirinha e formas mais recentes de uma arquitetura urbana feita sem arquitetos, além da presença crescente de sobrados e edifícios de moradia com vários pisos. No Guerreiro, as transformações históricas da arquitetura religiosa se desdobram em apropriações imaginárias nos chapéus dos mestres.

 

Serviço:
Lançamento do livro: “Portadores: Imaginário e Arquitetura”
Annablume/FAU-USP/ Doctela | R$ 50 (148 págs.) |
no sáb. (7), às 11h, na Livraria Francesa do centro de São Paulo (11 – 3231-4555)
R. Barão de Itapetininga, 275, São Paulo – SP, 01042-001

 

*fotografias Daniele Queiroz |  Divulgação.

contato@doctela.com.br