Lampião da Esquina ganha o prêmio da crítica no FIM 2018
Terça-feira, 24 de Julho de 2018
Receba Notícias
em seu e-mail:
36964810_2077120702536870_8421224909358759936_o

O filme dirigido por Lívia Perez e produzido pela Doctela recebeu o prêmio da crítica no FIM – Festival Internacional de Mulheres.  O prêmio foi entregue por Barbara Demerov e Isabel Wittmann, que junto com Luiza Lusvarghi formaram o júri Elviras, nome do coletivo de mulheres críticas de cinema no Brasil. As juradas avaliaram os filmes das mostras não competitivas, Lute Como Uma Mulher e O Fogo que Não se Apaga, e premiaram “Lampião da Esquina”. O documentário conta a história do Lampião, jornal criado em 1978 que, em plena ditadura militar, retratava o ponto de vista dos homossexuais.

Ao indicar a vencedora Barbara e Isabel leram a justificativa da escolha “Pelo resgate de um importante momento da historiografia brasileira no geral e LGBT no específico, trazendo espaço para atores diversos, respeitando suas trajetórias e sua pluralidade. Pelo posicionamento crítico à carência de mulheres no contexto retratado, ausência que é uma presença muito significativa em termos sócio-políticos. Pela temática que segue contemporânea, trazida por meio de uma direção madura e montagem dinâmica, escolhemos premiar Lampião da Esquina, documentário de Lívia Perez que aborda o jornal LGBT de mesmo nome que circulou no Brasil durante a ditadura militar.”

Lívia disse estar duplamente feliz por ganhar um prêmio em um festival dedicado às mulheres e por ele ter sido entregue pelo coletivo Elviras. “É muito importante que a gente esteja aqui fazendo trocas, discutindo”, afirmou a cineasta, que dedicou o troféu às mulheres lésbicas e bissexuais, ainda pouco representadas pelo cinema.

Leia aqui a crítica de Lampião da Esquina escrita por Letícia Moreira do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema

 

 Isabel Wittmann e Bárbara Demerov do Coletivo Elviras com a diretora Lívia Perez

Isabel Wittmann e Bárbara Demerov do Coletivo Elviras com a diretora Lívia Perez

 

A diretora Lívia Perez com Minon Pinho, idealizadora do FIM, e as curadoras Beth Sá Freire e Andréa Cals

A diretora Lívia Perez com Minom Pinho, idealizadora do FIM, e as curadoras Beth Sá Freire e Andréa Cals

contato@doctela.com.br