Juca Ferreira volta para o Ministério da Cultura
Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015
Receba Notícias
em seu e-mail:
Ministério da Cultura - MinC

Entre as posses dos 39 ministros do novo governo Dilma Rousseff, está a volta de Juca Ferreira ao ministério da Cultura. A transmissão de cargo da ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, para Juca Ferreira deve ocorrer no dia 12 de janeiro.

Secretário executivo do ministério na gestão de Gilberto Gil, Juca assumiu a pasta no finalzinho do governo Lula. No período, encaminhou ao Congresso projetos como o do Plano Nacional de Cultura e iniciou a reestruturação dos mecanismos de financiamento e fomento, propondo que além da Lei Rouanet, o Ministério financiasse obras por meio dos editais e criando mecanismos como o Vale-Cultura.

Nos últimos dois anos, Juca foi o secretário municipal de Cultura de São Paulo e, por isso, disse à Agência Brasil que, agora que conhece as duas pontas, que são o governo federal e o poder local, acha que pode ajudar. Antes da primeira posse da presidenta Dilma, um movimento de artistas e intelectuais tomou conta das redes sociais na internet, usando a hashtag FicaJuca. No entanto, a escolha foi pelo nome de Ana de Hollanda. Quatro anos depois, sem tanto clamor da classe, Juca volta com o desafio de retomar projetos que foram descontinuados no período, como o dos Pontos de Cultura e uma ampla discussão sobre o direito autoral.

 

Fontes: EBC, TV Brasil

Tags dessa notícia: mincpolítica

contato@doctela.com.br