O Goethe-Institut e a Universidade Leuphana de Lüneburg estão com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro para o curso online “Managing the Arts: Marketing for Cultural Organizations”.
Oferecido em língua inglesa, o MOOC (Mentored Open Online Course) tem como público-alvo gestores culturais ou interessados na área e está disponível gratuitamente, com início em 19 de fevereiro.
A orientação do curso é de Chris Dercon, diretor da Tate Modern Gallery de Londres. A base do currículo são estudos de caso sobre instituições culturais de Bangkok, Berlim, Budapeste e Lagos, criados exclusivamente para o curso. O conteúdo inclui ainda entrevistas com os gestores culturais locais, que contam como organizam os setores de trabalho marketing cultural, gestão de projeto, relação com o público, sustentabilidade, digitalização e finanças em suas instituições.
Os estudos de caso são complementados por cursos em vídeo com cientistas culturais internacionais, como Arjo Klamer da Universidade Erasmus de Rotterdam, Birgit Mandel da Universidade Hildesheim e Nishant Shah da Universidade Leuphana de Lüneburg. Todos os vídeos poderão ser assistidos com legendas em alemão e inglês.
A metodologia consiste em que os participantes trabalhem em pequenos grupos interdisciplinares, em soluções para cenários concretos da prática. Intervenções de especialistas, um leitor digital, bem como bibliografias temáticas com literatura de formação avançada completam a oferta. Orientadores experientes dão assistência aos grupos de trabalho dos participantes individualmente e dão retorno fundamentado sobre os resultados de seu trabalho.
Serão oferecidas duas modalidades de inscrição: supporters (ouvintes) e participants (participantes), sendo que as vagas para participantes estão sujeitas a sorteio caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas. Os participantes que concluírem o curso obtêm um certificado da Universidade Leuphana de Lüneburg, cujos créditos são reconhecidos em toda a Europa (5 ECTS).
Clique aqui para mais informações.