Estão abertas as inscrições para o Iberescena, fundo intergovernamental de apoio à dança, teatro e circo. Três editais foram publicados para distribuir os recursos do fundo.
As inscrições podem ser feitas até 18 de julho, nas seguintes categorias: Apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos; Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos e Criação de dramaturgia e coreografia, em residência.
Podem concorrer produtores e criadores que residam nos países membros. Atualmente, o Fundo é integrado por 12 países que financiam o programa. Além do Brasil, participam Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e Uruguai, e a Secretaria Geral Ibero-americana (Segib).
O Fundo Iberoamericano de Ajuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica.
Os brasileiros devem se inscrever por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que representa o Brasil no programa.
Para mais informações, acesse a página de editais da Funarte.
*Com informações do site da Funarte