A Fundação Cultural Palmares vai investir R$ 2,3 milhões em ações para o registro e dinamização das culturas negras brasileiras com os Editais Palmares 25 Anos: Imagens da Memória e Ideias Criativas, lançados na terça-feira dia 1º de outubro.
O 1º Edital Imagens da Memória foi elaborado para registrar os depoimentos de mestres e mestras, que transmitem a sabedoria a memória, a identidade e a cultura negra para as próximas gerações.
A premiação de R $1,3 milhão, recurso do Fundo Nacional de Cultura, será distribuída para 12 obras audiovisuais que irão captar as narrativas de mulheres e homens negros das comunidades quilombolas, tradicionais de matriz africana e ícones das manifestações culturais afro-brasileiras sobre temas diversos, adotando as histórias sobre a escravidão como parâmetro prioritário para os registros.
Confira o edital Imagens da Memória completo aqui.
Já o Edital Ideias Criativas, que está em sua 3ª edição, vai destinar R$ 1 milhão a 38 projetos para elaboração e execução de atividades socioeducativas formativas, assim como para pesquisas e publicações. As ações devem, principalmente, promover a dinamização, preservação e difusão da memória da população negra no Brasil.
Confira o edital Ideias Criativas completo aqui.
As inscrições para ambos os editais vão até dia 15 de novembro.