Doctela participa de Oficina de Desenho Criativo de Produção em Portugal
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016
Receba Notícias
em seu e-mail:
cplp

O Programa CPLP Audiovisual concluiu, em dezembro passado, a etapa de seleção de projetos dos Concursos Nacionais DOCTV II e FICTV I em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Tendo sido iniciado em maio de 2015, o Programa CPLP Audiovisual implantou uma efetiva rede colaborativa de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais de língua portuguesa e tem por objetivo oferecer às audiências internacionais, uma visão contemporânea da cultura e das sociedades no mundo de língua portuguesa.

Foram selecionados nove projetos de documentários, quatro projetos de telefilmes de ficção baseados em adaptações de obras literárias nacionais e quatro projetos de desenvolvimento de telefilme de ficção. O representante brasileiro na categoria documentário é o projeto Por Parte de Pai que tem a direção de Guiomar Ramos e será produzido pela Doctela.

Por parte de pai é um documentário subjetivo que narra a trajetória do português Vítor Ramos, jornalista, ensaísta, crítico, professor de literatura da USP nos anos 1960/70, e, principalmente, ardoroso militante político no Brasil e em Portugal. Vítor veio exilado ao Brasil e em São Paulo reuniu os anti-salazaristas dispersos na cidade, organizando uma oposição através do jornal “Portugal Democrático”.

O documentário contará a história de Vítor Ramos a partir da investigação em primeira pessoa de sua filha Guiomar Ramos, tendo como base materiais de arquivo e entrevistas com importantes personalidades como o literato Antônio Cândido, o jornalista Miguel Urbano Rodrigues e o artista plástico Fernando Lemos. O ponto de partida é a morte repentina de Vítor, que coincide com a Revolução dos Cravos.

A diretora Guiomar Ramos e o produtor executivo Giovanni Francischelli estão em Óbidos desde o último dia 18 de janeiro para participar da Oficina de Desenho Criativo de Produção, onde farão uma imersão de 80 horas para discussão das suas estratégias de realização junto aos tutores portugueses Luís Correa e Patrícia Faria, além disso, outros consultores brasileiros prestigiados estarão presentes: Eduardo Escorel, Luiz Bolognesi, Raquel Zangrandi e  Zita Carvalhosa.

Confira o teaser de Por parte de Pai

 

Tags dessa notícia:

contato@doctela.com.br