Crack Repensar é filme para saber mais sobre saúde
Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016
Receba Notícias
em seu e-mail:
teste

A saúde é um tema muito vasto e repleto de vertentes e pontos de vista interessantes. Por isso, o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, explorou o catálogo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e indicou cinco filmes e documentários para enriquecer o seu conhecimento sobre a área.

Entre os títulos, que abrangem diversos assuntos, desde registros da história da saúde brasileira até discussões atuais como o uso de drogas, está o documentário Crack Repensar, produzido pela Doctela.

O documentário está circulando nos festivais de cinema do Brasil e do exterior e a próxima exibição será em Arraial d’ajuda, dia 29 de fevereiro, na programação do 8º Arraial Cine Fest.

 

Confira o trailer:

Crack, repensar

O uso de crack cresce no mundo de modo alarmante. É uma droga de fácil dependência após uso inicial. A abstinência gera grande desconforto ao usuário, depressão, ansiedade e agressividade contra terceiros. A necessidade do uso frequente acarreta delitos, para obtenção de dinheiro, venda de bens pessoais e familiares, e até prostituição, tudo para sustentar o vício.

No documentário “Crack, repensar” (2015) os diretores Felipe Crepker e Rubens Passaro buscam desconstruir estigmas e preconceitos em torno do crack e usuários.

Confira a sinopse dos outros documentários listados pelo Ministério da Saúde:

 

Revolta da Vacina

O documentário mistura esquetes teatrais e depoimentos de médicos, pesquisadores e historiadores, para apresentar a história da varíola, da vacina e da revolta popular de 1904, conhecida como Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro. O material aborda questões sociais, políticas e culturais que envolveram a campanha de vacinação do governo de Rodrigues Alves

Parir é Natural

A discussão sobre os procedimentos que envolvem o parto tem sido destaque na sociedade. A redução das cesarianas desnecessárias é uma das bandeiras do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O documentário “Parir é Natural” apresenta depoimentos de mulheres que viveram a experiência do parto e o posicionamento de profissionais de saúde, especialistas em parto e nascimento, com o intuito de ampliar o debate sobre a cesárea e todas as suas consequências.

Cinematógrafo brasileiro em Dresden

Registros do começo do século XX foram resgatados para este documentário que conta com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema. O material é o primeiro filme científico brasileiro conhecido, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.

O material conta com dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden (Alemanha). O tema principal é o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém-descoberta doença de Chagas em Lassance (MG).

A peleja dos guerreiros Sá & Ude contra os monstros Dó & Ença no país dos tropicais

Utilizando referências do cordel, o filme de Wilson Freira conta de forma divertida a história do embate entre guerreiros que lutam em defesa da vida e monstros que disseminam enfermidades.

 

Veja a matéria completa no link:

contato@doctela.com.br