O Edital Prêmio Estímulo ao Curta Metragem, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (SEC-SP), vai selecionar 12 projetos inéditos de curtas concedendo apoio de R$ 80 mil para realização dos filmes. Podem participar projetos nos gêneros de ficção, documentário e animação.
As obras devem ser finalizadas em 35mm ou em formato digital de alta definição com mínimo de 1090 linhas horizontais. A duração deve ser igual ou inferior a 15 minutos e a destinação de exibição prioritária e inicial deve ser em salas cinematográficas.
Além do prêmio estímulo, a SEC-SP tem outros 4 editais ProAC voltados ao audiovisual abertos no mês de outubro 2013.
Inscrições
A inscrição é por pessoa física, que deve ser responsável pela realização do projeto e pela direção e/ou roteiro e/ou produção. Proponentes que já tenham dirigido filmes de longa metragem não estão habilitados para o concurso. O limite de inscrição é de 1 projeto por pessoa. Caso o filme seja selecionado para a fase final, será necessário apresentar uma empresa produtora brasileira registrada na Ancine, que será a responsável legal pela realização do projeto. Cada empresa poderá celebrar até 2 contratos com a Secretaria da Cultura.
Além da documentação exigida para o “Envelope 1” (Ficha de inscrição, declarações e cópia de documentos de identidade), os proponentes devem preparar um projeto que deve compor o “Envelope 2”.
No caso de ficção, o envelope deve conter Sinopse de no máximo 15 linhas, Roteiro Completo Detalhado, com máximo 26 laudas, dividido por sequência e com os diálogos desenvolvidos, Proposta de Direção (com no máximo 05 laudas) e orçamento.
Para os filmes de animação é necessário enviar, além dos itens descritos acima, um storyboard ou 10 desenhos conceito, que indiquem os parâmetros estéticos da obra.
No caso de documentário, é necessário enviar a Conceitualização do Tema; Eleição dos Objetos (2 laudas); Estratégias de Abordagem e Justificativa (2 laudas); e Sugestão de Estrutura (10 laudas), além do orçamento.
Todos os proponentes podem incluir informações adicionais relativas ao projeto. Caso o projeto utilize obras de terceiros, o proponente deve incluir a cessão de direitos autorais.
FASE 2
Trinta projetos serão selecionados para a segunda fase, que será realizada por meio de entrevista presencial de 15 minutos com os proponentes, que poderão estar acompanhados de um consultor. Dessa fase sairão os 12 selecionados e os suplentes.
Os projetos contemplados deverão ser realizados em 10 meses e, após entregues, serão licenciados por um período de 12 meses para exibição na TV Cultura, com o limite máximo de 3 exibições,
As inscrições vão até o dia 16 de outubro de 2013 e podem ser feitas pessoalmente ou por via postal.
Mais informações:
http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.e99818a788c00ec40fc55410e2308ca0/?vgnextoid=bbdc4a3c667bb110VgnVCM100000ac061c0aRCRD