Com o objetivo de estimular o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina, promovendo coproduções de longas-metragens entre ambos os países e ampliando o horizonte da criação artística através do roteiro, o Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision – CILECT e o Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual – LATC, com o patrocínio do CILECT Ibero-América – CIBA, organizam o Concurso de Tratamentos para Roteiros de Longa-metragem de Ficção Brasil – Argentina 2013. O lançamento oficial ocorrerá durante o Congresso Internacional do CILECT em Buenos Aires entre 17 e 19 de setembro através de uma apresentação do concurso por Steve Solot, presidente do LATC e por Prof. Silvio Fischbein, diretor regional do CIBA-CILECT.
O Concurso está aberto para roteiristas formados há no máximo 2 anos pelas escolas associadas ao CILECT na Argentina e no Brasil ou estudantes avançados das mesmas, a saber: Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC), Universidad de Buenos Aires (UBA), Universidad del Cine (UCINE), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cada escola membro do CIBA-CILECT pode apresentar até 10 tratamientos.
As inscrições serão julgadas com base na apresentação de um tratamento de três páginas, em espanhol da Argentina ou em português do Brasil ao representante de cada escola associada, de acordo com os critérios contidos no Regulamento do Concurso. Haverá uma Comissão de Seleção em cada país, composta por um representante de cada escola associada ao CILECT, além de um representante do LATC. Será feita uma seleção dos dez melhores tratamentos por um sistema de classificação e por votação, de acordo com os critérios contidos no Regulamento do Concurso. Os dez tratamentos selecionados no Brasil serão enviados para a Argentina, enquanto os dez argumentos selecionados na Argentina serão enviados para o Brasil. Cada Comissão selecionará os cinco melhores de acordo com o mesmo procedimento, a fim de chegar a um total de dez seleções (cinco de cada país). As Comissões selecionarão um tratamento por país que receberá um prêmio concedido pelo LATC.
O LATC oferecerá dois prêmios em dinheiro no valor de US$ 1.000,00 (mil dólares) cada para roteiristas do melhor tratamento de cada país, de acordo com a classificação final de cada Comissão. Além disso, os cinco finalistas de cada país receberão a última publicação do LATC, o livro “Latin American Cinema Today: The Director’s Perspective”. Os dez tratamentos selecionados serão apresentados a cinco empresas produtoras de cada país com experiência em coproduções internacionais.
Os participantes podem enviar seus tratamentos aos representantes de cada escola associada a partir do dia 2 de setembro. O calendário completo de inscrição, processo de seleção pelas Comissões e anúncio dos vencedores está disponível no site do LATC,www.latamtrainingcenter.com. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato com Tiago Elídio, tiago.latc@gmail.com.