Cine Belas Artes reabre no próximo sábado ao público
Sexta-feira, 18 de Julho de 2014
Receba Notícias
em seu e-mail:

Está programada para o próximo sábado, dia 19 de julho, às 16h, a reabertura do Cine Belas Artes, que sacramentará a vitória de uma mobilização cidadã protagonizada pelo Movimento Cine Belas Artes (MBA), que levou ao reconhecimento desse tradicional cinema da Rua da Consolação, 2.423, como patrimônio de São Paulo e do Brasil.

Ao longo desses mais de três anos, o MBA, composto por frequentadores e cidadãos que acreditam na valorização dos cinemas de rua e na proteção de espaços culturais como fundamentais para a construção de uma São Paulo mais acessível e humana, promoveu inúmeras atividades públicas e negociações com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e das três esferas do governo (municipal, estadual e federal), com destaque para a liminar concedida pela Justiça em dezembro de 2011, que reabriu os processos de tombamento, impedindo que o prédio fosse demolido ou transformado em shopping center ou loja de departamentos.

No início de 2013, o MBA conseguiu sensibilizar o então recém-empossado Secretário Municipal da Cultura, Juca Ferreira, a assumir a mediação de difíceis negociações visando à retomada das atividades. Na falta de dinheiro para comprar o edifício, estimado em R$ 10 milhões, a prefeitura costurou o apoio da Caixa Econômica, que investirá R$ 1,8 milhão ao ano para patrocinar o cinema, suficiente para cobrir o valor do aluguel. Assim, o espaço reabre como Cine Caixa Belas Artes.

Para entrar no negócio, a Caixa condicionou a liberação dos recursos a contrapartidas estabelecidas no acordo de cogestão entre o gestor privado e a Secretaria Municipal de Cultura para baratear os ingressos, ocupar o período matutino com atividades para escolas e reservar o uso de uma sala para a SPCine, com exibição de filmes nacionais, e mostras da Caixa Cultural.

http://revistadecinema.uol.com.br/index.php/2014/07/cine-belas-artes-reabre-no-proximo-sabado-ao-publico/

Tags dessa notícia:

contato@doctela.com.br