Brasília tem sessão do documentário Quem matou Eloá? e debate com a diretora
Quinta-feira, 31 de Março de 2016
Receba Notícias
em seu e-mail:
Still7

A “Mostra Edital Carmen Santos – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados” que acontece até o dia 4 de abril com curtas, médias e longas-metragens dirigidos exclusivamente por mulheres exibe na próxima sexta-feira, 01/04, o documentário Quem matou Eloá?, dirigido por Lívia Perez. Após a sessão a diretora participará do Debate com Diretoras da Mostra.

Quem matou Eloá? traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto num ranking de países que mais matam mulheres. O filme já esteve na seleção oficial festivais como HOT DOCSCINELATINO e ATLANTIDOC, onde foi premiado como Melhor Curta.

O Debate com Diretoras da Mostra, que será realizados logo após a sessão das 19 horas ,trará uma reflexão sobre a importância de ações voltadas para mulheres no audiovisual e o processo de produção de seus filmes. Também participam as realizadoras Renata Pinheiro, diretora de “Amor, Plástico e Barulho”, Regina Melo, diretora de “Os anseios das cunhãs”, Fabiana Leite diretora de “A Batalha das Colheres”, Juily Manghirmalani diretora de “Viver de mim” e Joyce Prado e Thallita Oshiro, diretoras de “Fábula de Vó Ita”.


Presença feminina no audiovisual

No audiovisual, assim como em outros setores, a presença da mulher ainda é menor que a do homem. Segundo estudo divulgado em março deste ano pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a maioria dos filmes brasileiros lançados em 2015 foram dirigidos exclusivamente por homens (74%). As mulheres foram responsáveis por 19% das produções. Os demais filmes (7%) tiveram direção conjunta entre homens e mulheres.

Em outros cargos técnicos, a situação se mantém. Entre os roteiros, 65% foram produzidos por homens, 23%, por mulheres e 12%, por pessoas de ambos os sexos. Já entre os produtores-executivos, 47% foram homens e 41%, mulheres. Os demais filmes (12%) foram produzidos conjuntamente por homens e mulheres.

Mostra Edital Carmen Santos – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados 

A mostra é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do MinC, do CCBB e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O evento dá visibilidade às produções contempladas, em 2013, no Edital Carmen Santos Cinema de Mulheres, que teve como objetivo apoiar a produção de médias e curtas-metragens assinados e dirigidos por mulheres. O edital teve investimento, ao todo, de R$ 988.492,56.

Confira a programação completa da Mostra Edital Carmen Santos de Cinema – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados

 

Serviço:

  • Mostra Edital Carmen Santos – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados
  • Local: Teatro CCBB/Brasília
  • Mostra: de 23 de março a 4 de abril – gratuita
  • Local: Cinema do CCBB/Brasília
  • Sessões: 17h, 19h e 21h (segundas, quartas, quintas e sextas) e às 16h, 18h e 20h (sábados e domingos). O CCBB fecha às terças-feiras.

contato@doctela.com.br