A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) está mobilizando esforços junto aos Ministérios da Educação e da Cultura, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), para oferecer futuramente cursos de capacitação para profissionais do setor audiovisual. Os cursos serão gratuito e os beneficiários dos cursos receberão auxílio alimentação e transporte e, ao final, um certificado. Para que os cursos sejam abertos, a Ancine buscará avaliar a demanda por estado. A agência esclarece, entretanto, que não está recebendo inscrições neste momento para os cursos de capacitação.
O PRONATEC Audiovisual consistirá em 20 cursos: Aderecista; Assistente de Produção Cultural; Auxiliar de Cenotecnia; Dublador; Editor de Vídeo; Eletricista de Audiovisual; Figurinista; Iluminador Cênico; Maquiador Cênico; Operador de Áudio; Operador de Câmera; Roteirista de Animação; Sonoplasta; Tradutor e Elaborador de Legendas; Animador em Stop Motion; Desenhista de Animação; Projecionista de Exibição Cinematográfica Digital; Pós-Produtor de Animação (Edição e Montagem); Audiodescritor; e Elaborador de Legendagem Descritiva.
De acordo com as regras do PRONATEC, cada aluno poderá fazer até 3 (três) cursos por ano, desde que não ocorram simultaneamente. A carga horária de cada curso varia entre 160 a 200 horas