Descubra o que é webdocumentário
Webdocumentário é uma nova forma de contar histórias, um novo formato para o gênero documental, bastante diferente das linguagens tradicionais – vídeo, áudio, fotografia – à partir de uma proposta de interatividade e integração multímidia. Essas novas produções, apresentadas em ambiente web, oferecem possibilidades inovadoras e que rapidamente consolidaram um campo on-line para o documentário, mostrando como novas ferramentas podem adicionar interesse à experiência do espectador.
Esse é um fenômeno bastante recente. O aumento da velocidade de banda e a popularização do vídeo online, deu aos realizadores a possibilidade de criar produções que combinassem fotografias, textos, áudio, vídeo, animações, infográficos e qualquer outro elemento, em narrativas não-lineares, organizadas numa interface própria, que dá identidade a cada projeto, conjuga e orienta a navegação do usuário.
Em produções desse tipo, o visitante visitante é obrigado a interagir, assumir um papel na narrativa, ele não apenas escolhe o que quer ver e em que ordem que ver, mas pode também tornar-se co-autor, anexar elementos, comentar ou compartilhar em redes sociais cada conteúdo. Esse tipo de integração entre arquitetura de informação, design gráfico, elementos textuais e conteúdos em vídeo, áudio ou fotografia, fazem de cada webdocumentário um projeto exclusivo, uma forma de comunicação inovadora e de forte apelo ao público, em uma plataforma de distribuição livre e direta, tornando a produção mais acessível em um momento de interesse crescente.
Na França, país pioneiro no desenvolvimento de webdocumentários, já existem diversos agentes produtores e distribuidores desse formado, como os jornais Le Monde e os canais de televisão Arte, France 5, e France 24. No Canadá, o grande destaque são projetos capitaneados pelo National Film Board (Escritório Nacional do Filme). Há também exemplos ingleses financiados pela BBC, e outros projetos interessantes nos Estados Unidos, Espanha e mesmo em países latino-americanos, como Colômbia. Além disso, existem exemplos de webdocs usados na comunicação empresarial em companhias que utilizam essas produções para substituir, ou complementar, seus relatórios.
Para os agentes financiadores, os webdocs permitem um aprofundamento temático muito maior e novas formas de relacionamento com o público, que não seria possível com uma simples documentação linear em texto ou vídeo. Os webdocs permitem diversos pontos de vista, materiais complementares, e deixam sempre a cargo do visitante escolher por onde navegar. Isso atende a uma nova demanda, especialmente as gerações mais jovens, que navegam na internet e já não fazem distinção entre diferentes mídias. Eles exigem conteúdos diferenciados, que atendam a esse crescente interesse de linguagem.
Nós, da Doctela, temos orgulho de ter participado de iniciativas pioneiras no campo do webdocumentário e de termos nos consolidado como uma produtora de narrativas multimidia. Nós acreditamos no potencial das chamadas novas plataformas e no papel fundamental que elas devem desempenhar nas comunicações durante os próximos anos. Nós estamos preparados para desenvolver projetos nesse sentido, sempre pensando na melhor arquitetura, de acordo com os interesses de cada cliente.
Confira nossas produções aqui.