B L O G

Documentário online traz memória da luta contra ditadura

se eu demorar uns meses frame do filme

Temos o prazer de apresentar Se eu Demorar uns Meses, webdocumentário contemplado na sétima edição do programa Rumos Cinema e Vídeo do Itaú Cultural. O projeto, gravado no interior do Memorial da Resistência, aborda o ambiente prisional do DOPS no período da ditadura militar brasileira, apresentando uma série de 10 vídeos curtos, inspirados em depoimentos de presos políticos opositores ao regime.

Os vídeos têm narrativa poética e são interpretados por Juan Martyn e Neusa Velasco, no interior do antigo prédio do DOPS, hoje Memorial da Resistência, mais especificamente nas áreas que reproduzem as celas tal como eram no período 1971-1982. Neusa também esteve no elenco da consagrada peça teatral Lembrar é Resistir, de Izaías Almada e Analy Alvarez, encenada antes da reforma do edifício, quando ainda restavam as ruínas do antigo DOPS/SP. O projeto também reúne fotografias coletadas no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O conteúdo é integrado numa interface interativa, que faz com que a sequência dos filmes seja diferente a cada visita. O projeto foi desenvolvido com a utilização de um software livre: o Korsakow. O aplicativo opensource desenvolvido no Departamento de Estudos Comunicação da Universidade Concórdia, Montreal, possibilita a criação de relações entre vídeos por meio de um banco de palavras-chave.

Dirigido por Lívia Perez e Giovanni Francischelli, o projeto participou de laboratório virtual com a roteirista, produtora e pesquisadora Daniela Capelato. Durante seis meses de diálogo com os artistas contemplados na categoria Documentários para Web, foram explorados os diversos caminhos que a internet abriu para a criação de obras audiovisuais. Se eu demorar uns meses é uma produção da Doctela, produtora responsável por outros projetos de conteúdo cultural multimídia como Webdoc Graffiti.

Na próxima semana, o Itaú Cultural realiza mostra com este e outros selecionados no programa Rumos Cinema e Vídeo. Do dia 7 ao dia 10 de novembro o público poderá conferir todos trabalhos de Filmes e Vídeos Experimentais e Documentário para Web. Serão quatro dias de sessões com projeção de 15 obras. De 13 a 17 de novembro (exceto dia 15) é a vez dos Espetáculos Multimídia. Todas as exibições ocorrem às 20h, na Sala Itaú Cultural com entrada gratuita. Os documentários para web também ficarão expostos em terminais multimídia dispostos pelo piso do edifício.

barra de logotipos