A Honra Perdida De Katharina Blum
Die Verlorene Ehre Der Katharina Blum
106min – Alemanha – 1975
classificação indicativa: 16 anos
Em 5 de fevereiro de 1975, a jovem empregada doméstica Katharina Blum conhece Ludwig numa festa. Apaixonada, convida-o para passar a noite em sua casa. Na manhã seguinte, a polícia invade e revira a casa à procura dele, que foge. Ela é presa, humilhada e obrigada a prestar diversos depoimentos, pois é suspeita de ser simpatizante e cúmplice de um grupo terrorista. Duramente coagida pela polícia, defende-se de forma pouco hábil. Werner, repórter da imprensa marrom, explora o caso inescrupulosamente, utilizando-se inclusive da mãe de Katharina que se encontra hospitalizada. Ele passa a colaborar com a polícia e ofende a honra de Katharina. Ela passa por uma transformação e sua sensação de indignação a levam a reagir.
Direção: Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta
Produção: Willi Benninger
Roteiro: Heinrich Böll, Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta
Fotografia: Jost Vacano
Montagem: Peter Przygodda
Música: Hans Werner Henze
Elenco: Angela Winkler, Mario Adorf, Dieter Laser, Jürgen Prochnow.
Premiação – Festival de San Sebastián 1975: Prêmio da OCIC; Academia de Cinema da Alemanha 1976: Melhor Atriz (Angela Winkler) e Melhor Fotografia (Jost Vacano).
O Segundo Despertar de Christa Klages
Das Zweite Erwachen der Christa Klages
93min – Alemanha – 1978
classificação indicativa: 14 anos
Christa, uma professora, assalta um banco para saldar as dívidas da escola ameaçada de fechar. Os amigos a escondem da polícia, mas nenhum deles aprova sua atitude. Com o auxílio do pastor Hans, ela foge para Portugal, onde consegue trabalho numa cooperativa agrícola. O trabalho é pesado e Christa não conhece a língua. Sua amiga Ingrid encontra um meio de visitá-la, e juntas tentam suportar a situação. Mas os membros da cooperativa descobrem a história de Christa e não permitem a permanência de ambas no local. As duas tomam caminhos diferentes e retornam a Alemanha. Lá, Christa não consegue fazer contato com Ingrid. Sozinha e desesperada, volta para junto dos amigos, apesar do perigo.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Eberhard Junkersdorf
Roteiro: Luisa Francia e Margarethe von Trotta
Fotografia: Franz Rath
Montagem: Annette Dorn
Música: Klaus Doldinger
Elenco: Tina Engel, Silvia Reize, Katharina Thalbach, Peter Schneider
Premiação – Festival de San Sebastián 1975: Prêmio da OCIC; Academia de Cinema da Alemanha 1976: Melhor Atriz (Angela Winkler) e Melhor Fotografia (Jost Vacano).
Os Anos De Chumbo
Die Bleierne Zeit
107min – Alemanha – 1981
classificação indicativa: 16 anos
Duas irmãs de personalidades diferentes, nascidas durante a II Guerra e educadas sob a rígida moral do lar de um pastor protestante, engajam-se no movimento de 1968. Enquanto Julianne opta pelo caminho pacífico e trabalha como redatora em um jornal de mulheres, Marianne vê na violência revolucionária a única possibilidade de transformar a sociedade e entra para a clandestinidade. Anos mais tarde, quando Marianne é presa, apesar das divergências pessoais e políticas, a ligação emocional entre as duas é fortalecida pelas freqüentes visitas de Julianne à irmã. Durante uma viagem de férias, Julianne toma conhecimento do “suicídio” de Marianne, mas essa versão oficial não a convence. Ela, então, abre mão de sua segurança material e do relacionamento com o companheiro, e, sozinha, empreende uma luta para tentar esclarecer as circunstâncias da morte da irmã.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Eberhard Junkersdorf
Roteiro: Margarethe von Trotta
Fotografia: Franz Rath
Montagem: Dagmar Hirtz
Música: Nicolas Economou
Elenco: Jutta Lampe, Barbara Sukowa, Rüdiger Vogler
Premiação – Festival de Veneza 1981: Leão de Ouro, Melhor Atriz (Jutta Lampe e Barbara Sukowa) e Prêmio da FIPRESCI; Festival de Valladolid 1981: Menção Honrosa (Margarethe von Trotta); Academia de Cinema da Alemanha 1982: Melhor Filme e Melhor Atriz (Barbara Sukowa); Prêmio David di Donatello 1982: Melhor Diretor Estrangeiro (Margarethe von Trotta).
A Caminho da Loucura
Heller Wahn
105min – Alemanha – 1983
classificação indicativa: 16 anos
A amizade entre duas mulheres de mundos completamente diferentes. Olga irradia força e confiança e organizou sua vida combinando relações pessoais e profissionais. Já Ruth é tímida e sensível e foge do clima asfixiante de seu casamento valendo-se de devaneios, pesadelos e visões. As tentativas de Olga para tirá-la do isolamento, os diálogos, viagens e programas em conjunto, levam a uma análise psicológica recíproca que desvenda um emaranhado de vínculos, dependências e pressões emocionais. Esta viagem introspectiva culmina com um terrível momento de verdade: Ruth mata o marido, pondo fim à opressão cotidiana e ao terror sutil de seu casamento. A amiga, abalada por este ato de violência e sob o peso de sentimentos de culpa, também chega a um ponto catártico de sua existência.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Eberhard Junkersdorf
Roteiro: Margarethe von Trotta
Fotografia: Michael Ballhaus
Montagem: Dagmar Hirtz
Música: Nicolas Economou
Elenco: Hanna Schygulla, Angela Winkler, Peter Striebeck.
Premiação – Festival de Berlim 1983: Prêmio do OCIC (Margarethe von Trotta).
Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburg
123min – Alemanha – 1986
classificação indicativa: 14 anos
Na Alemanha, no início do século 20, Rosa Luxemburgo, jovem revolucionária nascida na Polônia, começa a participar da política em prol da revolução socialista. Mas o radicalismo de suas posições políticas começa a incomodar seus companheiros do Partido Social Democrata e, em 1914, a antimilitarista já não mais se enquadra na ideologia do partido. Firme e conseqüente em suas convicções, Rosa é freqüentemente presa. Da mesma forma coerente ela se comporta em suas relações sentimentais e de amizade. Traída por seu amante e companheiro de luta Leo Jogiches, a separação torna-se dolorosa porque também destrói seu sonho de uma vida a dois. Doente, ela sobrevive ao longo encarceramento durante a Guerra. Libertada, participa da revolução que eclode em Berlim, e é assassinada a 15 de janeiro de 1919 por um comando especial do exército alemão.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Eberhard Junkersdorf e Regina Ziegler
Roteiro: Margarethe von Trotta
Fotografia: Franz Rath
Montagem: Dagmar Hirtz
Música: Nicolas Economou
Elenco: Barbara Sukowa, Daniel Olbryschski, Otto Sander.
Premiação – Festival de Cannes 1986: Melhor Atriz (Barbara Sukowa); Academia de Cinema da Alemanha 1986: Melhor Filme e Melhor Atriz (Barbara Sukowa).
A Promessa
Das Versprechen
115min – Alemanha – 1994
classificação indicativa: 14 anos
Em 1961, pouco depois da construção do Muro de Berlim, dois jovens namorados, Konrad e Sophie, tentam fugir para o lado ocidental pelos esgotos. Konrad hesita com a aproximação de uma patrulha e fica para trás. Na primavera de 1968, Konrad vai para Praga participar de um congresso e encontra-se com Sophie. Eles sonham em reviver o amor. A invasão da Tchecoslováquia pela União Soviética frustra suas esperanças e são novamente separados. Sophie dá luz a Alexandre, filho de Konrad. Os anos se passam e os amantes separados acabam constituindo famílias de cada lado do Muro. Nos anos 80, Konrad recebe regularmente a visita do filho, Alexandre, mas já perdeu esperanças de viver com Sophie. Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim é derrubado e Alexandre sai à procura do pai.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Eberhard Junkersdorf
Roteiro: Peter Schneider, Felice Laudadio e Margarethe Von Trotta
Fotografia: Franz Rath
Montagem: Suzanne Baron
Música: Jürgen Knieper
Elenco: Corinna Harfouch, August Zirner, Meret Becker, Anian Zollner, Otto Sander.
Premiação – Bavarian Film Award 1995: Melhor Direção (Margarethe von Trotta); Bavarian Film Award 1995: Melhor Atriz (Meret Becker); German Camera Award 1996: Melhor Fotografia (Franz Rath).
As Mulheres De Rosenstrasse
Rosenstrasse
135min – Alemanha, Holanda – 2003
classificação indicativa: 14 anos
Em Nova York, Ruth Weinstein acaba de enterrar seu marido e impõe à família um forte luto de acordo com os princípios hebraicos. Ela se opõe ao casamento de sua filha Hannah com um jovem sul-americano. Deprimida, Hannah tenta entender o comportamento da mãe e viaja para a Alemanha para desvendar o segredo de seu passado. Encontra Lena Fischer, de 90 anos, que lhe conta a verdade: em fevereiro de 1943, em Berlim, Ruth tinha oito anos e presenciou a Gestapo levar sua mãe de um edifício da Rosenstrasse, como centenas de homens e mulheres judeus, que acreditavam estarem salvos porque seus cônjuges eram arianos. Ruth é acolhida por Lena Fischer, uma senhora de alta burguesia. Durante quinze dias elas se manifestam na Rosenstrasse junto com uma centena de mulheres alemãs para obter a libertação de seus familiares.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Herbert Kloiber e Henrik Meyer
Roteiro: Pamela Katz, Margarethe von Trotta
Fotografia: Franz Rath
Montagem: Corinna Dietz
Música: Loek Dikker
Elenco: Katja Riemann, Maria Schrader, Jutta Lampe, Thekla Reuten.
Premiação – Festival de Veneza 2003: Prêmio UNICEF (Margarethe von Trotta); Festival de Veneza 2003: Melhor Atriz (Katja Riemann); Prêmio David di Donatello 2004: Melhor Filme Europeu; Bavarian Film Award 2004: Melhor Fotografia (Franz Rath).
Visão – Sobre A Vida De Hildegard Von Bingen
Vision – Aus Dem Leben Der Hildegard Von Bingen
110min – Alemanha, França – 2009
classificação indicativa: 14 anos
A cine biobrafia da multi-talentosa freira alemã Hildegard von Bingen. Uns conhecem seus ensinamentos sobre ervas medicinais; outros, suas composições musicais, o filme se apronfunda na personalidade dessa visionária religiosa em suas reivindicações contrárias ao mundo patriarcal à sua volta. Os monges e as freiras do convento são uma espécie de família entre confidentes e inimigos; Jutta luta contra seu ciúme ao sucesso de Hildegard e o jovem Richardis a adora como um modelo intelectual e uma figura de mãe.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Markus Zimmer
Roteiro: Margarethe von Trotta
Fotografia: Axel Block
Montagem: Corina Dietz
Música: Christian Heyne e Hildegard von Bingen
Elenco: Barbara Sukowa, Heino Ferch, Hannah Herzsprung, Lena Stolze, Alexander Held, Sunnyi Melles, Paula Kalenberg, Devid Striesow, Annemarie Düringer.
Premiação – Bavarian Film Award 2010: Melhor Atriz (Barbara Sukowa)
Hannah Arendt – Ideias que Chocaram o Mundo
Hannah Arendt
100min – Alemanhã, Luxemburgo, França, Israel – 2012
classificação indicativa: 14 anos
Hannah Arendt e seu marido Heinrich são judeus alemães que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para ela a América dos anos 50 é um sonho, e se torna ainda mais interessante quando surge a oportunidade dela cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann para a The New Yorker. Ela mostra nos artigos da revista que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e relata também o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança dos seus iguais. A sociedade se volta contra ela e a New Yorker, e as críticas são tão fortes que até mesmo seus amigos mais próximos se assustam. Hannah em nenhum momento pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição, mesmo com todo mundo contra ela.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Bettina Brokemper e Johannes Rexin
Roteiro: Pamela Katz e Margarethe von Trotta
Fotografia: Caroline Champetier
Montagem: Bettina Böhler
Música: André Mergenthaler
Elenco: Barbara Sukowa, Janet McTeer, Julia Jentsch, Axel Milberg, Megan Gay.
Premiação – Bavarian Film Award 2013: Melhor Atriz (Barbara Sukowa), German Film Awards 2013: Melhor Atriz (Barbara Sukowa), Outstanding Feature Film (Bettina Brokemper e Johannes Rexin), Guild of German Art House Cinemas 2013: Melhor Filme Alemão (Margarethe von Trotta), Valladolid International Film Festival 2012: Melhor Filme (Margarethe von Trotta).
O Mundo Fora do Lugar
Die Abhandene Welt
101min – Alemanha – 2014
classificação indicativa: 14 anos
Por coincidência, uma fotografia encontrada na internet de uma famosa cantora de ópera americana, Caterina Fabiani, joga a vida de Paul Kromberger e sua filha Sophie em um caos completo. Paul, bem avançado em seus anos, parece reconhecer a imagem como a da sua falecida esposa Evelyn, a mãe de Sophie. Incapaz de convencer o pai do contrário, Sophie parte para Nova York para procurar esse misterioso estranho.
Direção: Margarethe von Trotta
Produção: Markus Zimmer
Roteiro: Margarethe von Trotta
Fotografia: Axel Block
Montagem: Bettina Böhler
Música: Sven Rossenbach e Florian van Volxem
Elenco: Katja Riemann, Barbara Sukowa, Matthias Habich, Robert Seeliger, Gunnar Möller, Karin Dor, August Zirner, Tom Beck.