Vídeos online – o futuro do Marketing de Conteúdo

 

No inicio deste ano o Jornal Britânico The Guardian publicou uma interessante matéria em sua coluna “Small Business Network” sobre Vídeos e o futuro do Marketing de Conteúdo. Vale a pena conferir.

Segue o texto traduzido:

Vídeos estão tomando espaço no Marketing de conteúdo com força total, mas você vai ter que fazer mais do que só um vídeo para perceber todo o seu potencial.

Se estivéssemos cinco anos no futuro, você estaria lendo este artigo ou assistindo a ele? Enquanto os vídeos online continuam seu franco crescimento, esta é uma questão interessante para se ponderar.

Até 2017, vídeos representarão 69% de todo o trafego de dados na internet, de acordo com a Cisco. Somente o trafego representado pelos vídeos por demanda já terá praticamente triplicado. Folheando as estatísticas sobre o assunto, fico bastante pressionado a achar algum indicador que não sugira um rápido crescimento. Uma vez que os Vídeos online tem se tornado rapidamente uma forma central para as pessoas satisfazerem suas necessidades por informação e entretenimento, pequenos negócios que falham em incluí-los em suas estratégias de Marketing na Internet irão fazê-lo a um grande risco.

Vídeos são o futuro do Marketing de Conteúdo. Isso se já não for no presente. Vários estudos mostram que mais da metade das companhias já estão usando este meio – uma cifra que tem previsão de crescer mais e mais enquanto se descobrem as possibilidades. Nielsen afirma que 64% dos profissionais de marketing acreditam que os vídeos irão dominar suas estratégias em um futuro próximo. E não é difícil entender porque.

Quando se trata de potencial de alcance, vídeos são inigualáveis. O Youtube recebe mais de um bilhão de visitantes únicos todos os meses – isso é mais do que qualquer outro canal, se não contarmos o Facebook. Um a cada três Britânicos assiste a pelo menos um vídeo online por semana – Isso significa uma audiência semanal de 20 milhões de pessoas apenas no Reino Unido. Vídeos podem te dar acesso a tudo isso. Vídeos bem feitos podem lhe oferecer uma fatia dessa audiência. Que outras formas de conteúdo podem fazer o mesmo?

As histórias de sucesso de vídeos que se tornaram virais são legendárias. Uma campanha recente da Volkswagen, por exemplo, teve uma combinação de três de seus vídeos visualizada 155 milhões de vezes. Se o número parece fora do alcance para companhias que não possuam renda de 12 dígitos, ele pelo menos demonstra o potencial de compartilhamento dos vídeos. Engaje a audiência e ela irá compartilhar o vídeo com outras pessoas. Eles permanecerão mais tempo em seu Website e mais tempo interagindo com a sua marca. Para qualquer campanha em mídias sociais, qualquer exercício de SEO, vídeos são sem dúvida, uma das melhores ferramentas para se usar.

Vídeos são naturalmente engajadores, em um período de sobrecarga de informação, é vital para um pequeno negócio oferecer conteúdo que seja fácil de digerir; caso contrário, os consumidores irão simplesmente seguir para a próxima empresa. Vídeos fazem isso muito bem. Se uma imagem diz mais do que mil palavras, então um minuto de vídeo diz mais do que 1.8 milhões, de acordo com pesquisadores da Forrester. Assim, pouco surpreende que a Axonn Research descobriu que sete a cada 10 pessoas vê as marcas de uma forma mais positiva logo após assistir a um vídeo interessante produzido por elas.

Mas os vídeos são realmente possíveis para pequenos negócios? Certamente. Os custos de produção tem caído significativamente nos últimos anos e você não precisa mais ter muito conhecimento técnico para entender como usá-los. Aplicativos como o Vine do Twitter, com seus seis segundos de tempo máximo para os vídeos, aumentaram drasticamente as oportunidades para negócios com pouco orçamento se inserirem. Não obstante, se você quer um bom retorno para o seu investimento, é bom que mantenha o seguinte em mente.

Sempre considere a audiência que você está tentando atingir e assegure-se de que o vídeo é relevante para eles. Se não for o conteúdo mais apropriado para propagar a sua mensagem, você estará provavelmente perdendo tempo.

Não negligencie as mídias sociais e não deixe de promover seus vídeos em diversos canais. Se você quiser atingir todo o potencial de seu vídeo, é necessário que seja fácil para o usuário encontra-lo e compartilhá-lo. Não se esqueça dos dispositivos móveis também. A Ooyla afirma que um décimo de todas as visualizações de vídeos acontecem em smartphones e tablets, e este é um segmento cuja importância tem crescido muito, uma vez que os smartphones apresentaram 41% de crescimento em consumo de vídeos no final de junho de 2013 em comparação com o inicio do mesmo ano.

Finalmente, seja criativo, não apenas no conteúdo dos vídeos, mas na estratégia da campanha que você construirá em torno deles. Como meu chefe de marketing costuma dizer, criatividade sempre ganha sobre os custos de produção. Prepare-se direito e os vídeos não serão apenas o futuro do Marketing de Conteúdo, serão o futuro do SEU Marketing de Conteúdo.

 


 

Texto original: http://www.theguardian.com/small-business-network/2014/jan/14/video-content-marketing-media-online


contato@doctela.com.br